quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Hábitos de Estudos - Estudar Também se Aprende



                                                       
Nada melhor que a volta às aulas para os pais e professores reforçarem a autoestima da criança destacando seus aspectos positivos e suas potencialidades direcionando para autonomia, responsabilidade, organização e satisfação em cumprir seus deveres.

Algumas sugestões para tornar esse momento agradável!


1. Ter um espaço em casa definido para os estudos, com o material necessário disponível, bem iluminado e tranquilo. É importante que o momento do tema de casa seja produtivo e também prazeroso, é uma atividade de responsabilidade da criança. Cabe aos pais organizarem e orientarem nos primeiros anos escolares em caso de necessidade.



2. Uma rotina de estudos planejada, horário estabelecido com o objetivo de reforçar os conteúdos da aula evita os momentos de ansiedade antes de uma prova ou entrega de trabalhos. Muitas vezes a criança desiste de estudar, pois se dá conta que não domina grande parte dos conteúdos ou tem seu material incompleto, anotações desorganizadas e ilegíveis. Organizando-se sistematicamente a matéria estará sempre em dia.



3. Iniciar os estudos pela matéria que tem facilidade ou preferência é mais interessante, pois o aluno vai sentir-se estimulado para enfrentar as dificuldades que poderão surgir com as outras disciplinas.



4. É indicado utilizar-se de agendas, cartazes, lembretes para facilitar a organização do estudante. (Colar cartazes no local de estudo e de fácil visualização, riscando sempre os deveres que já foram concluídos dá uma sensação de vitória a cada etapa vencida e a oportunidade da criança enxergar tudo que já fez).



5. Ensinar o hábito da leitura, também é responsabilidade dos pais. Oportunizar (com bom senso) que a criança escolha o que vai ler, conversar sobre essa leitura, trocar ideias, mostrar interesse no que ela está lendo. É uma boa maneira de trabalhar interpretação, compreensão, sequência de fatos e aprimorar o vocabulário. Consultar um dicionário quando houver dúvidas é importante para enriquecer a leitura, a compreensão e a escrita.



6. É tarefa dos pais ajudarem o estudante a se organizar sem ter que resolver por elas. O tema de casa é uma atividade de reforço entre o aluno e o professor. Bem seguro e confiante - o estudante - vai dar conta muito cedo de seus compromissos alcançando sucesso na escola e na vida pessoal.

Sandra H. Pio         Psicopedagoga Reg. MEC 7526

Nenhum comentário: