sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Trabalhando Hábitos de Estudos!



Hoje a convite da Orientadora Educacional Karen Costa Oliveira, da Escola São Francisco - Santa Fé, trabalhei com um grupo de alunos do 5º ano, o tema: Hábitos de Estudos, foi um momento agradável, os alunos ouviram com atenção, participaram e fizeram perguntas. Parabéns aos alunos e professoras! Contem sempre comigo!

HÁBITOS DE ESTUDOS - Estudar Também se Aprende!

Sete dicas para iniciar a mudança:

1. Tenha uma rotina rígida diária.

2. Estipule um horário fixo diariamente para seus estudos.

3. Retome os conteúdos da aula, relendo suas anotações de cada matéria.

4. Faça o tema de casa.

5. Organize seu material para as aulas do dia seguinte.

6. Faça anotações na agenda das atividades para as datas futuras e prepare materiais que deverão ser comprados ou pesquisados.

7. Assim organizado você estará sempre com os conteúdos na mente e não vai passar pelo estresse de estudar somente na véspera das provas.

Com este plano sua vida vai ficar organizada e certamente você terá prazer em participar das aulas.

Organize seu material escolar exclusivo para ter em casa:

Tenha uma caixa com lápis, canetas, tesoura, cola, régua, borracha...

Faça uso de uma agenda ou cartaz, algo em que você possa registrar seus compromissos.

Assinale os objetivos alcançados e avalie em quais disciplinas deve investir mais.

Lembre-se que os primeiros 15 dias são difíceis, mas depois você vai se dar conta dos benefícios quando as avaliações mostrarem o seu desempenho positivo.

Acredite que todo sucesso depende de você!



terça-feira, 22 de outubro de 2013

Palestra na Escola Municipal Hilário Feijó em Alvorada/ RS

Tema: INCLUSÃO - Desafios e Propostas.

Encontro maravilhoso com a Diretora, Equipe Técnico Pedagógica e Professoras envolvidas com a aprendizagem. Um grupo consciente do quanto precisamos ainda investir em formação para que nossa prática oportunize verdadeiramente a INCLUSÃO e a autonomia do aluno.



sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Ética na Educação Infantil

Colegas!

Este comentário abaixo escrevi ao ler uma reportagem sobre uma agressão sofrida por uma professora numa escola no Rio de Janeiro.

Mais um caso entre tantos que ficamos sabendo. Eu gostaria muito de ler as opiniões de todos vocês. Vamos pensar juntos, discutir, avaliar o que pode ser feito?

Aluno agride professora em sala de aula numa escola no Rio de Janeiro.

Este é apenas um retrato da situação atual da Educação Brasileira.

No Brasil, País do Pode Tudo, as crianças, adolescentes e adultos têm a certeza que não haverá punição. Uma geração sem limites. Enquanto não houver um investimento real na Educação Infantil passaremos o resto das nossas vidas tentando impor valores nas pessoas, em vão.

Temos que ter bons professores para nossos filhos e talvez em duzentos anos o ser humano poderá colher os frutos.

Hoje! Se não houver uma mudança radical nas regras da sociedade, não vejo solução para um povo que não aprendeu o que é moral e ética.

Os professores nem os políticos têm o poder de mudar o mundo sozinhos. Os pais não conseguem administrar suas famílias, delegam tudo. A culpa é da escola ou é dos políticos. E a família? O que estão ensinando em casa? Vão punir o filho “valentão” ou irão à escola lutar pelos direitos do filho passando a mão na cabeça e agredindo ainda mais os professores?

Acredito que a escola pode contribuir muito, impondo limites de forma ética e oportunizando momentos de formação tanto aos pais quanto aos professores, pois a insegurança e o desconhecimento assombram nossa sociedade.

A educação começa na família. São os pais que desejam e planejam o futuro de seus filhos. E este plano deve ser pautado, com valores, bons exemplos e afeto.