sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Ética na Educação Infantil

Colegas!

Este comentário abaixo escrevi ao ler uma reportagem sobre uma agressão sofrida por uma professora numa escola no Rio de Janeiro.

Mais um caso entre tantos que ficamos sabendo. Eu gostaria muito de ler as opiniões de todos vocês. Vamos pensar juntos, discutir, avaliar o que pode ser feito?

Aluno agride professora em sala de aula numa escola no Rio de Janeiro.

Este é apenas um retrato da situação atual da Educação Brasileira.

No Brasil, País do Pode Tudo, as crianças, adolescentes e adultos têm a certeza que não haverá punição. Uma geração sem limites. Enquanto não houver um investimento real na Educação Infantil passaremos o resto das nossas vidas tentando impor valores nas pessoas, em vão.

Temos que ter bons professores para nossos filhos e talvez em duzentos anos o ser humano poderá colher os frutos.

Hoje! Se não houver uma mudança radical nas regras da sociedade, não vejo solução para um povo que não aprendeu o que é moral e ética.

Os professores nem os políticos têm o poder de mudar o mundo sozinhos. Os pais não conseguem administrar suas famílias, delegam tudo. A culpa é da escola ou é dos políticos. E a família? O que estão ensinando em casa? Vão punir o filho “valentão” ou irão à escola lutar pelos direitos do filho passando a mão na cabeça e agredindo ainda mais os professores?

Acredito que a escola pode contribuir muito, impondo limites de forma ética e oportunizando momentos de formação tanto aos pais quanto aos professores, pois a insegurança e o desconhecimento assombram nossa sociedade.

A educação começa na família. São os pais que desejam e planejam o futuro de seus filhos. E este plano deve ser pautado, com valores, bons exemplos e afeto.

2 comentários:

Professora Lidia Rocha disse...

Violência na escola é reflexo da má educação dada por pais... Os alunos chegam muito mal educados na escola...

Gerson disse...

A violência na escola torna-se preocupante pelo fato de que enquanto espaço institucionalizado de desenvolvimento do indivíduo pela educação.