domingo, 26 de janeiro de 2014

Colégio atua com base conceitual da educação europeia

Uma escola brasileira com visão de mundo. Assim é o Colégio Marie Jost, fundado em 2005 em Natal pelo empresário Werner Jost. A proposta da instituição que tem como base conceitos da educação europeia, é levar ao desenvolvimento integral do aluno, tanto psicossocial quanto cognitivo e motor, priorizando o ensino bilíngüe desde a educação infantil e o tempo integral.

Pesquisas científicas norte-americanas indicam que o bilinguismo estimula a flexibilidade do pensamento e desenvolve nas crianças uma capacidade maior de prolongar a aprendizagem linguística.

No colégio, as crianças aprendem o inglês e o português já a partir dos quatro anos de idade e seguem com aulas das duas línguas até o ensino médio.

O processo começou em 2010, quando o Colégio Marie Jost deu início à educação infantil bilíngue para crianças de 4 e 5 anos de idade, oferecendo aulas ministradas em Português e em Inglês. Logo em seguida, iniciou um programa de imersão em Inglês para alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Para isso, além das aulas de Inglês, diversas disciplinas (das áreas de Matemática, Ciências e Música) passaram a ser trabalhadas, também, no mesmo idioma.

Já o ensino de Inglês do 6º ano até o ensino médio é diferenciado. São cinco aulas semanais, sendo estas divididas em níveis. Os alunos são preparados para os exames da Universidade de Cambridge (Inglaterra), que representam um parâmetro de conhecimento em nível mundial.

O tempo integral é outro diferencial da escola. No Marie Jost os alunos iniciam as aulas às 7h30 e permanecem envolvidos com atividades escolares até às 16h. O almoço é oferecido pela instituição e realizado em um refeitório coletivo. Aulas regulares, tanto das áreas expressivas, como Artes (teatro, música e dança), quanto das áreas de conhecimento, como Português e Matemática, Inglês e Francês, preenchem todo o período.

Durante esse tempo que o aluno permanece na escola, permite que ele organize seu tempo e dedique parte dele à reflexão, ao estudo, à pesquisa, às aulas práticas, e que não fique limitado apenas nos conteúdos trabalhados em sala de aula.

O início do ano letivo acontece na próxima segunda-feira (27), mas o Marie Jost ainda recebe alunos que queiram se matricular na instituição. Para aqueles que ainda não estudam no colégio, após a realização da matrícula, o estudante passa por um teste de seleção simples, que inclui provas de português, matemática e inglês.

O ambiente escolar é composto de no máximo 26 alunos por turma, o que, segundo a filosofia da escola, permite uma absorção melhor do conteúdo repassado em sala de aula. São 36 professores, além dos tutores, que fazem o acompanhamento da relação aluno-pai-escola de perto. Encontros periódicos são realizados entre família e comunidade escolar para que os pais possam acompanhar o mais próximo possível a educação de seus filhos.

Fonte: Trinuna do Norte

Nenhum comentário: