quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Dificuldades de Aprendizagem

A influência dos pais é importante para criar hábitos como a leitura, por exemplo? De que forma?

Sim, as crianças aprendem pelo modelo. Se os pais são leitores assíduos, lêem por prazer e discutem as informações com a criança estão passando para ela que ler é importante, traz informações e novidades. Oportunizar visitas em livrarias possibilitando que a criança escolha um livrinho que lhe interesse, dentro de sua faixa etária, é uma boa técnica para despertar o interesse pela leitura. Esses pais estarão ensinando a criança a formar hábitos de leitura. É também importante que os pais se interessem pela leitura da criança, conversem, interroguem, é um bom exercício de interpretação e compreensão.

Quais são os principais sinais que indicam problemas na aprendizagem?

Desde muito cedo poderemos detectar que existem problemas de aprendizagem. Na maioria dos casos vai “aparecer” quando a criança ingressa na escola de ensino regular, mas se a criança frequenta pré-escola as dificuldades já podem ser evidentes ou se a família está atenta também observa suas limitações. Existe uma falsa ideia de que ela é imatura e que o tempo vai ajudar. Acredito que quanto maior o tempo de espera para buscar um profissional especializado, maior sofrimento para a criança e a dificuldade tende a aumentar. Os principais sintomas são os atrasos no desenvolvimento que se observa na criança em comparação com todos de sua faixa etária. Por exemplo, uma criança com dois anos que não fala, uma criança de cinco anos com dificuldades motoras, uma criança de seis anos que não reconheça letras que não conheça os números, etc. A criança nos indica de formas diversas, mas o olhar do professor deve ser de perceber as dificuldades. O professor não necessariamente vai precisar tratar a dificuldade basta avaliar que esta criança precisa ser acompanhada por um especialista em casos mais severos. Um alerta importante, a criança quietinha, que não incomoda e que não termina a tarefa junto com a turma, ela não é “preguiçosa” ela pode estar enfrentando alguma dificuldade.

Como detectar as causas que desencadeiam tais problemas?

Na escola, os professores devem ter conhecimento das características das faixas etárias. Se a criança não está respondendo aos estímulos adequadamente, uma avaliação médica, psicológica, psicopedagógica ou fonoaudiológica deve ser solicitada. As causas são muitas, cada caso é um. Podem ser dificuldades de causas variadas, de ordem neurológica ou emocional. Só mesmo uma avaliação especializada poderá detectar uma dificuldade ou atraso. A família é fundamental, se os pais estão dispostos a enfrentar juntos a dificuldade, provavelmente a criança será a maior beneficiada neste processo.

Nenhum comentário: