sábado, 1 de fevereiro de 2014

UNESCO aponta 4 estratégias para formar professores melhores

Segundo a UNESCO, professores mais bem formados são capazes de reverter a crise na educação. Confira quais são as estratégias propostas para mudar a formação dos profissionais


Atualmente, cerca de 250 milhões de crianças não sabem sequer o básico de matemática e literatura. É o que aponta a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) por meio do 11° Relatório de Monitoramento Global de Educação para Todos, divulgado nesta quarta-feira (29).

De acordo com relatório, a crise na educação mundial foi gerada devido à desatenção dos governos quanto à qualidade da educação ministrada e a ausência de métodos de inclusão de estudantes de áreas periféricas.

Para a UNESCO, a solução está na melhoria na formação dos professores. A organização apontou 4 estratégias que poderiam ser adotadas para que os governos consigam formar melhores professores. São elas:

Oferecer um bom treinamento O treinamento dos professores deve ser feito de modo a formar profissionais com bons conhecimentos e capacitados para educar em diversas situações. Os professores devem estar aptos a morar em áreas remotas e a lidar com crianças de baixa renda, sabendo comunicar-se da melhor forma com diferentes perfis de alunos.

Treinar professores continuamente O treinamento não deve ocorrer apenas antes de eles assumirem seus cargos, mas também durante suas carreiras. Assim, eles serão capazes de colocar seus conhecimentos teóricos em prática e conseguirão adaptar seu modo de dar aula de acordo com a situação. Os professores devem estar preparados para ensinar mesmo se deparando com cenários e necessidades adversas.

Oferecer benefícios aos professores que forem ensinar em áreas remotas Áreas rurais e subúrbios costumam ter alunos de baixo rendimento. Uma das causas dessa situação é a ausência de profissionais qualificados nessas regiões. Por isso, é essencial que o governo ofereça planos de incentivo, tais como bônus salariais e moradia, para que professores se interessem em lecionar em áreas remotas.

Melhorar as condições de trabalho Baixa remuneração, más condições de trabalho e a ausência de um bom plano de carreira são fatores que têm feito com que a profissão do professor pareça cada vez menos atraente. Cabe ao governo de cada país criar programas e planos para que lecionar volte a ser algo interessante, caso contrário será cada vez mais difícil encontrar bons professores.

Fonte: Universia Brasil

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